Nós somos alunas de Pedagogia do 1º semestre, criamos este blog para mostrar a importância das novas tecnologias na Educação e as várias formas de utilizá-las.
Importância da mediação do professor nos
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
O professor faz essa mediação supervisionando o ambiente virtual para que não entre em desordem, direcionando os alunos, mediando para evitar comentários desnecessários e para que o respeito e a educação sejam mútuos.
Essa mediação é de extrema importância para promover debates sem fugir do tema proposto, estimular o raciocínio e a capacidade de pensar criticamente e ainda instigar a criatividade no desenvolvimento de ideias. Através desses passos, aluno e professor poderão vivenciar a construção do conhecimento.
Apresentação de projetos de Tecnologias da Informação e Comunicação
Diante de tantos projetos implantados foram escolhidos dois para detalhamento.
O primeiro foi desenvolvido pelo Governo Federal, com experimento em cinco escolas em diferentes estados da Federação Brasileira, UCA- Um Computador por Aluno.
É um projeto que visa a inclusão digital dos alunos das escolas da rede pública da Educação Básica dos estados, municípios e Distrito Federal.
É um projeto que visa a inclusão digital dos alunos das escolas da rede pública da Educação Básica dos estados, municípios e Distrito Federal.
Pontos positivos observados:
* Mesmo com um computador por aluno, eles se ajudavam, trocando informações e trabalhavam de forma compartilhada;
* Foi percebido o aumento da frequência dos alunos;
* O incentivo às pesquisas possibilitou um maior aprendizado;
* O interesse ao usar o equipamento, gerou um maior cuidado e zelo com o que é de todos;
O maior objetivo alcançado foi a inclusão digital desses alunos.
O segundo projeto escolhido foi o Computadores para Inclusão. Com a iniciativa do Governo Federal, este foi criado para o recondicionamento de computadores usados, doados pelas iniciativas públicas e privadas.
São recondicionados por jovens de baixa renda, em formação profissionalizante e distribuídos às escolas, telecentros e bibliotecas em todo o território nacional.
São recondicionados por jovens de baixa renda, em formação profissionalizante e distribuídos às escolas, telecentros e bibliotecas em todo o território nacional.
Há quatro Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC), que ainda estão em fase de teste em Porto Alegre, Brasília, Guarulhos, Belo horizonte e Recife e em implantação no Pará e na Bahia.
Até breve,
Edutic.
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